quinta-feira, 3 de maio de 2012



Oleandro: a planta mais venenosa do mundo


Tão atraente, mas ao mesmo tempo tão venenosa, muitos cientistas consideram a Nerium oleander, ou espirradeira, a planta mais venenosa do mundo.  
Mesmo assim, essa planta é frequentemente plantada com fins decorativos, além de possuir flores lindas e cheirosas. Sua aparência e seu cheiro fazem com que os animais sejam atraídos instintivamente.



Todas as partes da Oleandro contêm veneno, sendo dois deles os piores: oleandrina e aneriantina, que são capazes de causar efeitos devastadores para o coração. Um exemplo do poder do seu veneno é que pode matar uma pessoa que apenas comeu o mel produzido por abelhas que ingeriram o néctar desta planta. Os sintomas da intoxicação, que podem aparecer várias horas depois da ingestão, são dores abdominais, pulsação acelerada, diarréia, vertigem, sonolência, irritação da boca, náusea, vômitos, coma e morte.

A espirradeira tem origem no norte da África, leste do Mediterrâneo e sul da Ásia. É também encontrada em Portugal, no Brasil e nos Estados Unidos. Embora tenha origem no extremo oriente, a planta chegou aos Estados Unidos e se alastrou rapidamente. 

Deve se plantar de Outubro a Abril. É muito usada em vasos, em terraços ou em varandas. Deve ser plantada sempre à luz do sol, em solo fértil. Ela cresce com um arbusto denso, grande e lenhoso e pode chegar a ter entre 1 a 5 metros de altura na sua maturidade. Suas folhas são finas e verde escuras e suas flores têm cores bem variadas, podem ser amarelas, vermelhas, rosa escuro ou claro, cremes ou brancas.

2 comentários:

  1. Que planta malvada!! D:
    Claudia Silveira 2a2

    ResponderExcluir
  2. Gustavo, adooooooooorei o blog, principalmente porque já fui esclarecida sobre a situação da espirradeira, estou na duvida se continuo com ela ou não; continue postando que vou gosatar muito.bjos Tia Samia

    ResponderExcluir