sexta-feira, 11 de maio de 2012

Flor-Cadáver

Mais alta que humanos, cor arroxeada, maior e mais fedorenta (daí seu nome popular) "flor" do mundo. Essa é a Jarro-titã ou flor-cadáver (Amorphophallus titanum). Na verdade, ela não é uma flor, é uma inflorescência (Saiba Mais) muito rara. Ao desabrochar, ela pode chegar a três metros de altura e pesar até 75 quilos.



 
A planta se aquece para produzir substâncias e jogarem no ar em pequenos pulsos. Possuem dois "tipos" de substâncias: as cadaverinas e putrescinas, por isso sentimos o forte cheiro. A função do seu odor é atrair os insetos carniceiros (principalmente besouros), para fazerem sua polinização.











Essa planta é em alguns jardins botânicos, mas continua endêmica somente em florestas tropicais no Oeste da Sumatra (ilha da Indonésia). Existem algumas lendas dizem que ela possue esse nome não por conta do seu cheiro, mas por devorar, assim que floresce quem cultivou-a.


Sua descoberta foi feita pelo botânico italiano Odoardo Beccari, em 1878. A planta pode chegar a viver 40 anos, mas só floresce cerca de duas ou três vezes. Normalmente acontece a cada dez ou doze anos

Curiosidade: A primeira Flor-Cadáver que desabrochou na América Latina foi em Minas Gerais em 19 de dezembro de 2010.

Fontehttp://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2010/12/flor-cadaver-floresce-pela-1-vez-na-america-latina-em-minas-gerais.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Flor-cad%C3%A1ver

2 comentários:

  1. Nossa que flor estranha!! A natueza é mesmo cheia de mistérios.. Adorei a publicação!!Arrasaram!:D

    ResponderExcluir